Beirute de Kafta!
Sabia que o beirute é um sanduíche inventado pelos paulistanos em homenagem à colonia Sírio Libanesa da cidade? Pois é…o beirute é comida originada da miscigenação e mistura de influências culturais vistas numa metrópole cosmopolita como São Paulo.
Hoje decidi fazer um Beirute de Kafta que nada mais é do que a carne moída temperada com as especiarias típicas dos países árabes. Mas existem no mercado os temperos sírios prontos com todos esses ingredientes para facilitar a vida da gente. Se tiver dificuldade em encontrar, coloque os típicos como cominho, canela em pó e hortelã, que ficará muito bom também. Experimente essa delícia das “mil e uma noites paulistanas”!
Ingredientes:
2 Pães Sírios
500 g de carne moída 2 vezes (pode ser: patinho, coxão mole ou fraldinha)
1/2 cebola pequena picada
3 colheres de sopa de hortelã picada
1 colher de sopa de gengibre ralado
1 colher de chá de pimenta síria
2 colheres de chá de Zatar
1/2 colher de chá de Sal
Azeite para besuntar
Queijo Minas padrão ralado ou muçarela
Folhas de alface
Rodelas de tomates ou tomatinhos cereja
Modo de Fazer:
Temperar a carne com todos os ingredientes, menos o azeite. Deixar descansar por pelo menos 1 hora na geladeira. Após esse tempo, divida a carne em duas partes iguais e abra os bifes um pouco maiores do que o diâmetro do pão sírio. Besunte os dois lados com azeite e leve para a frigideira bem quente para grelhar ao ponto desejado. Ao virar, coloque os tomates e queijo para derreter (ponha uma tampa por cima). Retire, coloque no pão sírio aberto ao meio e adicione as folhas de alface. Se desejar, acrescente maionese, molho de pimenta síria, coalhada seca etc.